A nova tecnologia é uma das mais modernas do mundo e já está presente em 50% das secretarias de Teresina.

A Prodater – Empresa de Processamento de Dados de Teresina, responsável pelo setor de tecnologia da capital piauiense, iniciou a mudança da estrutura de conexão à internet das secretarias municipais, que era via cabo, para via wireless. Esse processo iniciou no final de 2017 e, recetentemente, atingiu uma marca que supera os 800 usuários.
O presidente da Prodater, Eduardo Aguiar, aponta que essa medida beneficia o cidadão que necessita os serviços públicos acessíveis quando ele precisar. “É comum ouvirmos relatos de pessoas que chegam nos órgãos públicos e encontrarem serviços indisponíveis, sistemas fora do ar. O objetivo dessa atualização é eliminar a necessecidade de utilizar o cabeamento e com isso aumentar a disponibilidade de serviço das secretarias que era cerca de 50% para 95%“, explica. Segundo ele, essa nova rede de dados não é como o Wi-Fi particular comum, mas sim uma das tecnologias mais modernas que se tem acesso hoje no mundo.
O investimento feito pela Prefeitura de Teresina nesse novo sistema foi de 300 mil reais e já está presente em metade das secretarias. A meta é que, até o final de 2018, todas estejam conectadas à nova rede.