Objetivo é aumentar a disponibilidade dos serviços pela internet.

A Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater), da Prefeitura de Teresina, vai a partir de agora visitar periodicamente as secretarias municipais para averiguar como está a rede de dados do município com o intuito de aumentar a disponibilidade dos serviços que funcionam pela internet e rede corporativa.

Essa rotina de visitas iniciou-se pela SDU Sul, onde a equipe da Prodater foi recebida pelo Superintendente Paulo Lopes. A ideia é fazer com que os serviços fiquem acessíveis à população por meio da internet, sem risco de queda. Além disso, as visitas servirão para colocar em prática a nova modalidade de TI (Tecnologia da Informação) da Prefeitura de Teresina, a tecnologia de armazenamento de informações em nuvem, que vai garantir maior disponibilidade dos serviços, evitando que o “sistema caia” e o atendimento aos usuários seja prejudicado.

“A vantagem da nuvem é a possibilidade de acessar seus arquivos a qualquer momento de qualquer lugar. O conteúdo da nuvem é armazenado em um servidor, que é basicamente um conjunto de HDs ligados em rede. Os data centers (prédios que abrigam os servidores) existem em todo o mundo e são considerados muito seguros. ”, explicou Eduardo Aguiar, presidente da Prodater.

Para a população que vai utilizar o serviço, uma boa notícia é a de que em caso de falta de energia, incêndio ou algo parecido, os dados em nuvem são preservados. “Caso algum servidor saia do ar, os sistemas e arquivos armazenados continuarão disponíveis”, informou Eduardo.